ANALOGIA BÍBLICA
- William Jose
- 6 de jul. de 2016
- 2 min de leitura

ANALOGIA BÍBLICA
30 1 A bíblia contem várias analogias, principalmente nos livros dos profetas, quando Deus não estava feliz com algo, ele inspirava seus “porta-vozes” a fazer uma exposição do seu descontentamento. De forma alegórica, Ele criava uma situação fictícia que explicava o presente momento de seu povo.
2 O livro de Ezequiel, por exemplo, é cheio dessas analogias, tanto que esse “mensageiro de Deus” dormiu vários dias na mesma posição e cozinhou em cima de fezes de vaca, só pra simbolizar o que o povo teria que passar (Ezequiel 4:1-17).
3 Eu não sei se essas mensagens vinham surtindo efeito, porque ao chegar ao capitulo 23, Deus usa uma técnica que a Rede Globo tá cansada de usar em suas novelas e que sempre prendem a atenção do público, que é falar de sexo e traição. Vai vendo.
4 A palavra do Senhor vem a Ezequiel dizendo que havia duas irmãs, que eram suas, Oolá e Oolibá, que representam Samaria e Jerusalém. E que elas se prostituiram na juventude, com os egípcios, seus peitos foram acariciados e os seus seios virgens foram afagados (Ezequiel 23:3).
5 A mais velha Oolá (Samaria), se entregou a seus amantes assírios e se envolveu em praticas dissolutas, por fim acabou castigada e morreu (Ezequiel 23:10).
6 Já Oolibá (Jerusalém), mesmo vendo o exemplo de sua irmã, também acabou se prostituindo com os assírios, também com os caldeus, se tornando mais promiscua a cada dia, por isso Ele (O Senhor) havia se afastado dela (Ezequiel 23:18).
7 A conclusão aqui é simples, Jerusalém mesmo vendo a degradação de Samaria, ainda assim acabou se afastando da “Lei de Deus” e se rendeu as praticas dos estrangeiros.
8 Agora a comparação que eu não consigo interpretar, é aquela do versículo 20, que diz: DESEJOU ARDENTEMENTE OS SEUS AMANTES, CUJOS MEMBROS ERAM COMO OS DE JUMENTOS E CUJA EJACULAÇÃO ERA COMO A DE CAVALOS (Ezequiel 23:20). O que será que havia na cultura dos outros povos que podia ser comparado ao pênis do jumento? Ou a ejaculação do cavalo? E que tanto atraia Jerusalém. Uma boa ideia seria perguntar ao Malafaia, afinal de contas, com o perdão da palavra, já que o assunto é “Rola”, ele é o mais indicado a procurar uma... Resposta.
Comments