LIVRE ARBÍTRIO
- William Jose
- 6 de jul. de 2016
- 1 min de leitura

LIVRE ARBÍTRIO
32 1 Livre arbítrio é uma daquelas expressões que não está na Bíblia, assim como onisciente, onipresente, Santíssima Trindade, Lúcifer (relacionado ao nome de alguém), etc.
2 Existem duas passagens, a serem analisadas, a respeito da livre vontade. A primeira, e mais evidente, discutida inclusive por grandes Rabinos através dos séculos, como Maimônides e outros, é com relação ao “endurecimento do coração de faraó”, por parte de Deus, no episódio das Dez Pragas do Egito (Êxodo 9:12,10:20,10:27). Deus claramente interfere na vontade de Faraó, tanto que Ele mesmo reconhece, que fez isso para que multiplicar seus sinais e maravilhas (Êxodo 7:3).
3 A outra passagem é a do livro de Jonas, Deus manda Jonas ir a Ninive dizer, o que ele havia ordenado, mas o profeta foge, então “O Senhor” o faz ser engolido por um “Grande Peixe” (Jonas 1:2-3, 1:17). Beleza, que Deus não entrou na mente de Jonas, pra força-lo a fazer sua vontade, mais o puniu, porque ele ESCOLHEU não fazer. É aquela história, você pode escolher se quer me amar, mas se não me amar te mando pro inferno! Simples assim.
4 Outra questão com relação ao Livre Arbítrio, é que muitos o usam como justificativa, para o pecado ter entrado no Paraiso. O ser humano tinha o poder de escolher e acabou pecando. Agora eu pergunto, NO CÉU HAVERÁ LIVRE ARBÍTRIO? Se sim, as pessoas poderão pecar novamente, certo? Você pode dizer que agora será diferente, porque só haverá pessoas “selecionadas”. Mas então por que as pessoas não foram selecionadas desde o Éden?
コメント