QUEM NÃO FOI MARIA MAGDALENA
- William Jose
- 6 de jul. de 2016
- 2 min de leitura

QUEM NÃO FOI MARIA MAGDALENA
27 1 Maria Madalena é uma personagem curiosa dentro do Cristianismo, pois ela é muito mais reconhecida pelo que ela NÃO foi. A começar pelo seu nome, algumas pessoas acham que ela se chamava Magdalena, mas essa é a referencia a cidade a sua cidade natal, Magdala.
2 A bíblia também NÃO diz que ela foi à adúltera, do evangelho de João (João 8:1-11). NÃO há a citação de seu nome no relato, além do mais, boa parte dos estudiosos consideram essa passagem um acréscimo posterior às escrituras.
3 Ela também NÃO foi a pecadora, que ungiu os pés de Jesus, no evangelho de Lucas (Lucas 7:37-38), o texto diz que era uma pecadora da cidade, e Jesus estava em Cafarnaum.
4 Sobre ser prostituta, NÃO há qualquer referência. A única coisa que a bíblia tem a dizer sobre ela é que dela foram expulsos 7 demônios (Lucas 8:2). Algumas versões falam em “curadas de espíritos malignos”, ou seja, esses demônios tem mais haver com doenças, e NÃO com promiscuidade.
Agora, o que fez com que Magdalena ficasse tão “mal falada”. Provavelmente foi pela projeção que seu nome ganhou, no inicio da Igreja. 5 Os 4 evangelhos trazem relatos bem diferentes, sobre a ressureição, mas em todos eles, Maria Madalena aparece como testemunha do “milagre”, muitos a consideram a “primeira cristã”. Entre os apócrifos, há um evangelho em que ela aparece como uma liderança entre os apóstolos. Isso deve ter mexido, com o orgulho dos patriarcas da igreja, e a solução que encontraram foi desmerecer sua vida pregressa.
6 Tudo isso, ao invés de diminui-la, só serviu pra inspirar a arte ao longo dos séculos, e fazer Dan Brown ficar milionário, com o Código da Vinci. Livros inteiros girando ao redor daquela em que simplesmente “foram expulsos 7 demônios”.
Comments