MOEDA NA BOCA DO PEIXE
- William Jose
- 28 de dez. de 2016
- 2 min de leitura

MOEDA NA BOCA DO PEIXE
36 1 Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti. (Mateus 17:27)
2 Essa passagem diz que, se aproximaram de Pedro os cobradores de impostos, e perguntaram se Jesus não pagaria os devidos tributos, Pedro respondeu que sim. Ao encontrar o mestre, Jesus deu a entender que não teria a obrigação de pagar sendo ele quem era (estão livres os filhos Mt17:26), mas pra evitar escândalo pagaria.
3 Chegamos a parte do “dinheiro na boca do peixe”, como essa moeda foi parar lá? Ai vão as opções:
Jesus sabia que aquele peixe havia engolido uma moeda.
: Se Jesus sabia que o peixe engoliu a moeda, e que Pedro a acharia, também devia saber quem a perdeu. Talvez não fosse licito pagar seu imposto com dinheiro dos outros, ou será que achado não é roubado?
Jesus criou esse dinheiro do nada por milagre.
: Bom, se assim foi, esse dinheiro seria “falso”, ou mesmo sendo autentico, causaria uma pequena alteração na economia, pra quem não sabe inflação não é o aumento de preços (isso é o sintoma), e sim é o aumento da quantidade de dinheiro em circulação. E nós sabemos o quanto isso é prejudicial.
Jesus pegou uma moeda que já existia, e a fez aparecer na boca do peixe.
PROBLEMÁTICA: Pela mesma razão da letra A, seria ilícito, afinal seria o dinheiro de alguém.
4. Foi só uma força de expressão, significava dizer a Pedro que fosse trabalhar pra levantar o dinheiro.
PROBLEMÁTICA: Boa opção, mas a implicação aqui é que Pedro foi pegar no batente sozinho, e pagou por ele e por Jesus, será que o salvador daria uma ordem assim.
5. O evangelista “inventou” esse milagre pra deixar claro as autoridades da época(por volta de 80dc), que os cristãos estavam dispostos a pagar seus impostos normalmente, e assim evitar mais perseguições.
: Outra opção que resolve o problema, afinal quando Mateus foi escrito, depois da Judeia ter sido destruída pelos romanos, era uma boa ideia deixar claro, que não queria confusão com Império. Nada melhor do que dizer que o próprio Messias, ordenou que pagassem. O problema aqui é que está escrito que aconteceu, e a resposta D, nega o fato.
RESPOSTA CERTA: Cada um encontre a sua.
Comentários